Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglish

Universidade Federal do Ceará
Laboratório da Biologia da Cicatrização, Ontogenia e Nutrição de Tecidos

Área do conteúdo

Membros

Coordenador
Reinaldo Barreto Oriá

Graduou-se em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará em 1992. Concluiu um doutorado sanduíche em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará com treinamento na Universidade de Virgínia, sob supervisão do Dr. Richard L. Guerrant (2002-2004). É professor do Departamento de Morfologia, vinculado à Faculdade de Medicina da UFC desde 2005, lecionando as disciplinas de Histologia e Embriologia Humanas. É membro do Núcleo de Processamento de Imagens (NEMPI) do Departamento de Morfologia. É coordenador e fundador do Laboratório da Biologia da Cicatrização de Tecidos (LABICONTE) do Centro de Biomedicina da UFC. Também fez parte do Comitê Gestor do Instituto de Biomedicina do Semiárido Brasileiro (INCT-IBISAB-CNPq) sob coordenação do professor Aldo Lima. Atualmente é professor Titular do Departamento de Morfologia/UFC e coordenador do subprojeto CAPES-Print da UFC com o tema Fortalecimento da Pesquisa Translacional em Neurociência da Universidade Federal do Ceará. O professor Reinaldo Oriá tem se interessado pelos mecanismos de cicatrização tecidual com o envolvimento da apolipoproteína E, metalofármacos, intoxicação mercurial e micronutrientes em diferentes modelos animais e estudos clínicos. Atualmente é coordenador do curso de pós-graduação em Ciências Médicas da UFC (CAPES nível 6).

Supervisão de pós-doutorado

Gabriella Cunha Vieira Ciurleo. Início: 2023. Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Doutorandos

Carlos Meton de Alencar Gadelha Vieira. Efeito neuroprotetor do DHA em camundongos  APOE  nocautes  e ratos  Wistar desafiados pela isquemia  e reperfusão  cerebral  com pré-condicionamento pelo vírus adeno-aasociado recombinante para a proteína Spike do SARS-CoV-2. Início: 2023. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) – Universidade Federal do Ceará (Orientador).
Gabriella Araújo Matos. Estudo in vivo e in vitro da barreira intestinal de camundongos APOE nocautes desafiados pelo mercúrio. Início: 2020. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) – Universidade Federal do Ceará. (Orientador).
Thales Márcio Cabral dos Santos. Efeito da castanha do Pará e selênio na neurotoxicidade e dislipidemia induzidas pela intoxicação do metilmercúrio em camundongos C57BL6/J adultos. Início: 2021. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) – Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Orientador).
Caroline Landim Peixoto. Atividade antitrombótica de galactanas sulfatadas do hidrolisado ácido da alga marinha vermelha hypnea muciformis em pacientes de COVID. Início: 2020. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) – Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
Camila Gonçalves Monteiro Carvalho – Avaliação de biomarcadores de risco em pacientes com neuro COVID longo. Início: 2023. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) – Universidade Federal do Ceará. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.(Orientador).
Stephen Rathinaraj Benjamin – Desenvolvimento de biossensores eletroquímicos para a detecção de um biomarcador para o diagnóstico de doença de alzheimer. Início: 2023. (Doutorado em Ciências Médicas).(Coorientador).

 

Mestrandos

Luana Mayara Rocha Souza. Efeito do selênio e castanha do pará na neurotoxicidade  e dislipidemia induzidas pela intoxicação de metilmercúrio em camundongos adultos. Início 2023. (Mestrado em Ciências Médicas) – (Orientador).

Vitoria Karoline Felix Monteiro. Interação molecular do metil-mercúrio com lipoproteínas plasmáticas.Início 2023. (Mestrado em Ciências Médicas) – (Orientador).

Alexander Vasconcelos Buzaglo. Efeito neuroprotetor do DHA em camundongos  APOE  nocautes  e ratos  Wistar desafiados pela isquemia  e reperfusão  cerebral  com pré-condicionamento pelo vírus adeno-aasociado recombinante para a proteína Spike do SARS-CoV-2. Início: 2023. Tese (Mestrado em Ciências Médicas) – (Orientador).

Iniciação científica

Paulo Felipe Guimarães Silva. Efeito do Mehg no nincho neurogênico em barreira hematoencefálica em camundongos selvagens. (Voluntário).Início em 2023.
Sofia Lima de Oliveira.  Efeito do Mehg no nincho neurogênico em barreira hematoencefálica em camundongos selvagens (Voluntário).Início em 2023.
Camila de Melo Florencio.Início: 2023 – Universidade Federal do Ceará.(Voluntário).

Auxílio técnico

Lídia Kathleen Machado Alves. Graduação em Biomedicina -UniFanor, Bolsa de auxílio técnico de nível superior CNPQ.

Colaboradores Nacionais
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Universidade Federal do Pará (UFPA)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA)
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Colaboradores internacionais
James Stuart Owen, MD, Ph.D., University College London, UCL, Inglaterra
João José Oliveira Malva, Ph.D., Universidade de Coimbra, UC, Portugal
Ludmila Belayev, MD, Ph.D., Neurology and Neuroscience, Louisiana State University- School of Medicine
Pierluigi Toniutto, Dott., professor, Università degli studi di Udine
Richard L. Guerrant, M.D., Center for Global Health Equity, University of Virginia
Sean R. Moore, MS, MD, Division of Gastroenterology/Nutrition, Department of Pediatrics, University of Virginia
Antonio Augusto Coppi, MSc, Ph.D, Veterinary School, University of Bristol
Cirle Warren Alcantara, M.D.,Division of Infectious Diseases and International Health, University of Virginia.
John Wesson Ashford Jr.,  Psychiatry and Behavioral Sciences, Stanford University.
Aline M. A. Martins, PhD Molecular Medicine and Neurobiology The Scripps Research Institute-Yates lab, La Jolla, California.

Acessar Ir para o topo