Artigo de pesquisadores da UFC está entre os 100 mais citados do mundo sobre desnutrição global, aponta estudo
Data da publicação: 2 de setembro de 2021 Categoria: SpotlightArtigo produzido por professores da Universidade Federal do Ceará está entre os 100 mais citados do mundo sobre a temática da desnutrição global. É o que aponta estudo realizado por pesquisadores vinculados a instituições de diversos países, como China, Nigéria, Sudão e Quênia, e divulgado recentemente pelo prestigiado periódico Journal of Public Health and Emergency.
O artigo dos professores da UFC aparece na posição 73 da lista e foi publicado em 2008, com o título “Malnutrition as an enteric infectious disease with long-term effects on child development” (A desnutrição como doença infecciosa entérica com efeitos de longo prazo no desenvolvimento infantil, em tradução livre).
Trata-se de um estudo de revisão sobre a relação entre desnutrição e infecções intestinais. Os pesquisadores partem do fato de que a função de absorção de nutrientes é prejudicada devido a várias infecções entéricas repetidas (cujos sintomas comuns são diarreia, febre ou cólicas estomacais), sendo que isso é especialmente problemático em crianças cujas dietas são insuficientes.
Assim, a pesquisa documenta uma série de evidências de que as infecções intestinais levam à desnutrição e que a desnutrição piora as infecções intestinais.
Assinam o estudo os professores Reinaldo Barreto Oriá, do Departamento de Morfologia, Mônica Oliveira Batista Oriá, do Departamento de Enfermagem, e Aldo Ângelo Lima, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia, além dos pesquisadores Richard Guerrant e Sean Moore, respectivamente da Universidade da Virgínia e da Universidade Vanderbilt, ambas dos Estados Unidos. Saiba mais…
Fonte: Prof. Reinaldo Barreto Oriá, do Departamento de Morfologia ‒ e-mail: oria@ufc.br